domingo, 5 de maio de 2013

Wilma's Kitchen #1 - Bacalhau com natas


Ora depois de ter descoberto  há coisa de um ano para cá,  que afinal, muito lá no fundo, tinha uma capacidade escondida de fazer comer sem arriscar de mandar ninguém para o hospital, ou pelo menos sem obrigar ninguém a mandar vir uma pizza ou ir sorrateiramente à roulotte dos cachorros do fundo da rua, decidi partilhar as minhas aventuras e desventuras de volta do fogão, nesta rubrica que inicio hoje. 
Ora pois então, para dar início às hostilidades, nada como começar com um Bacalhau com Natas. Dado que tenho a aplicação PtitChef no telemóvel, tirei a receita de lá e adaptei.



INGREDIENTES (para 2 pessoas)
Bacalhau (1 posta bem  grande ou uma embalagem de bacalhau desfiado)
Batatas médias (que cheguem para duas camadas na púcara que vão usar) 
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 pacote de natas
1 pacote de bechamel
Pimenta q.b.
Queijo ralado q.b.
Azeite q.b.



PREPARAÇÃO
Cozer o bacalhau, e desfiar, retirando peles e espinhas (se escapar alguma, paciencia, é peixe, logo é natural que tenha espinhas... caso seja bacalhau ja desfiado, dá menos trabalho) e reservar. Entretanto, descascar as batatas, cortar em rodelas grossas e fritar em óleo bem quente, deixando ficar douradas, sem fritar demasiado; reservar, polvilhando levemente com pimenta. Cortar a cebola em meias luas finas, esmagar os dentes de alho, retirando a casca, e colocar numa frigideira, regar com azeite sem exagerar (azeite faz bem mas vocês nao querem que fique tudo demasiado gorduroso) e polvilhar com pimenta (de preferência, pimenta preta em grão, moida na hora, que é bem melhor). Refogar tudo, até a cebola e o alho estarem bem dourados, tostados até. Juntar o bacalhau desfiado a este refogado, deixando que este absorva o azeite. Ligar o forno, pre-aquecendo (para aí nos 200 graus, é mais ou menos tipo "para ficar bem quente") , e começar a fazer a púcara do bacalhau - numa púcara de barro, colocar um fio de azeite no fundo (pouquinho!!!), e colocar uma camada de batatas fritas, seguida de uma camada do refogado do bacalhau com cebola. Após, regar com metade do pacote de natas. A seguir, colocar mais uma camada de batatas, e mais uma camada de bacalhau, e depois regar com as restantes natas e o bechamel por cima. Polvilhar com um pouco de queijo ralado , e, caso gostem, azeitonas. E toca a enfiar no forno, para tostar e gratinar o queijo. 

Et voilá, prontinho. É tirar do forno e por na mesa. 
Para reduzir calorias, podem reduzir na quantidade das natas e do bechamel, mas nao reduzam demasiado, porque senao comem cortiça em vez de bacalhau. 
E lá está... se eu sou capaz de fazer isto e até que é bem bom, qualquer pessoa consegue... 

Bom Apetite!!!!